Já tinha saudades destes artefactos e como está quase a chegar o dia de participar no Mercado de Artesanato / Leiria Cidade Natal é tempo de preparar o espólio.
Qualquer que seja o formato há sempre uma cuidada adaptação ao contexto, tema, público, duração. Assim foi, também, relativamente à oficina de ilustração que desenvolvi e orientei durante o IX Encontro Concelhio de Bibliotecas Escolares de Leiria. Seguindo o tema geral "Agarrar o Olhar - O papel da Ilustração na Literatura" propus o título "Agarrar o Olhar... pela surpresa de um objecto comum". Fiz as tais experiências prévias e partilho aqui o resultado final de uma delas.
É fácil identificar o tal objecto comum, sim?
Acreditem que as histórias para "O pente do careca" foram muito criativas!
...vou participar, até ao final do mês, nas seguintes actividades: 26 NOV - Dia Aberto Valorlis - Visita guiada e Workshop "Natal Verde, Zero Resíduos, Amigos Felizes" www.valorlis.pt 29 e 30 NOV - IX Encontro Concelhio de Bibliotecas Escolares de Leiria - "Agarrar o Olhar - O Papel da Ilustração na Literatura" eventos.ccems.pt/encontrobeleiria Acompanhem-nos!
Arquitectar não é "brincar aos desenhos". Arquitectar é uma actividade complexa cujo sucesso depende da harmonia (respeito) entre os vários intervenientes e respectivas competências. Arquitectar não é "uma etapa supérflua". Arquitectar é fundamental e a verdade (beleza) precisa de tempo e condições básicas para se tornar possibilidade vivencial. O exercício da arquitectura segue princípios éticos e os seus profissionais também têm direito à dignidade!
Livros, originais das respectivas ilustrações e outros elementos que me costumam acompanhar viajaram ao encontro da comunidade escolar de Lajes do Pico, Açores. Entre os dias 24 e 28 de Outubro de 2016, em contexto de aula, diferentes sessões foram dinamizadas para turmas de Pré-Escolar, 2º Ciclo e Secundário (Artes). Conheci a nova Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico (sede), a Escola da Ponta da Ilha (pólo da Piedade) e também o Infantário Arco Íris (Santa Casa da Misericórdia).
A proposta foi acolhida com entusiasmo desde o início e o balanço é globalmente positivo!
Quando voltar ao arquipélago certamente levarei novos projectos...
Outubro (também) é Mês Internacional das Bibliotecas Escolares e por isso torna-se mais pertinente "viver" com o espólio que elas disponibilizam. Conhecer um livro através do(s) próprio(s) autor(es) pode ser ponto de partida para conversas abrangentes. Por exemplo, reflectir sobre o poder da linguagem visual (Ilustração em geral). Esta tarde, na biblioteca do Agrupamento de Escolas Dr. Correia Mateus, em Leiria, algumas aulas (6º ano - Educação Visual; 7º ano - Português) foram diferentes... acho que foram muito boas!!!
Até domingo, no centro de Alcobaça, muitas actividades vão acontecer!
Entretanto, já cumpri o meu compromisso de oficina de ilustração para público escolar.
Questionámos a relação entre Literatura e Cinema, a forma de contar histórias, o envolvimento do leitor... Comparámos a capa de um livro e um cartaz de filme... E se fôssemos nós os autores de uma história? De início, a imaginação das crianças rondou preguiçosamente o mote proposto - «Mistério da rolha no Mosteiro» -, mas à medida que os materiais se encontraram com o papel as expressões também se foram revelando. > sessão da manhã com turma de 4º ano da Escola Básica de Turquel:
> sessão da tarde com turma de 4º ano do Centro Escolar da Benedita:
No final também recebi um mistério... um presente surpresa com sabores de Alcobaça (castanhas de ovos, compota cisterciense e licor de ginja):
Grata a todos os que contribuíram para a concretização desta oficina!